quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nature.

tempo de avaliação


Natureza



468 ,



1001-1002



(23 de dezembro de 2010)



doi: 10.1038/4681001b

Publicado on line



22 de dezembro de 2010

reforma universitária proposta da Itália devem ser vinculados ao desempenho.

termos Assunto:· Educação

· Governo

· Instituições

ferramentas de artigo· imprimir

· e-mail

· download pdf

· citação download

· ordem reimpressões

· direitos e permissões

· compartilhar / bookmark

Enquanto Roma ardia na semana passada durante os distúrbios anti-governo, muitos dos presentes foram centradas sobre a situação das universidades carecem de recursos e de baixo desempenho da Itália, que enfrentam uma grande reforma. Não há dúvida de que a reforma é necessária. A questão é se o governo vai entregá-lo corretamente.

Ilhas de excelência existentes em universidades italianas, especialmente no norte do país. E eles sobrevivem, apesar de tais baixos níveis de investimento do governo que continua a ser pouco dinheiro para infra-estrutura ou de investigação uma vez que os salários foram pagos. Mas o mal-estar é generalizado, e dinheiro não é a única questão. força de trabalho da Universidade estão crivados de madeira morta, um legado de competição muito pouco para cargos acadêmicos ou bolsas de investigação. E as universidades não são penalizados se optarem por contratar funcionários com base em contactos pessoais, em vez de talento.

A polêmica lei, que deverá ser aprovado esta semana, as tentativas de corrigir esses problemas. É imperfeita, mas, se correctamente aplicado, ele dará as universidades da Itália um futuro melhor.Fundamentais para a sua execução, porém, é a criação imediata de uma agência de avaliação de longo prometeu avaliar o desempenho do ensino e pesquisa e associá-los aos orçamentos universitários.Igualmente crítico é o dinheiro - como jogar dinheiro no problema não vai resolver o mal-estar por conta própria, reformas sem fundos adicionais não serão eficazes.

"Os italianos estão familiarizados com o bem sonantes reformas que não conseguem realmente mudar as coisas."

Uma lei para as universidades de reforma foi elaborado em 2007 pelo centro-esquerda do governo anterior, que também propôs a criação de uma agência de avaliação, conhecido como ANVUR (Agência Nacional de Avaliação da Universidade eo Sistema de Investigação), inspirado no do aeres agência France. O centro, a direita atual governo pegou e tweaked este projecto. Ao fazer isso, ele inseriu a autoridade do seu ministério das finanças poderosa, que vai gerir directamente a alguns fundos, e assinar os orçamentos anuais e propostas de orçamento para cada universidade. Mas a lei também introduz algumas mudanças radicais que podem melhorar as coisas. Por exemplo, traz na revisão por pares obrigatória de todas as verbas destinadas à investigação pública, exigindo que 30 % das pessoas que se sentam em comissões de revisão-peer estão trabalhando no exterior. Isso vai ajudar a evitar colapsos de perfil alto, como o ministério está por trás de portas fechadas em 2007 verbas destinadas à saúde de um3 milhões (EUA $ 4 milhões) concessão da sua célula-tronco fundo de investigação para cientistas em uma fundação privada que alegou ser o trabalho mais ético do que outros - e com a reversão dessa decisão após protestos públicos.

Alterações no sistema de recrutamento de pessoal também pode ajudar, mas não necessariamente.Tradicionalmente, os docentes foram selecionados por comitês nacionais e, em seguida, atribuídos às universidades para preenchimento de vagas pertinentes. Incompreensível para muitos daqueles em outros países, onde as universidades escolherem o seu próprio pessoal, o " CONCORSI sistema "foi concebido para desafiar a tendência para recrutar localmente, sem necessariamente escolher o melhor. Mas tratando-o-cenas por trás dos CONCORSI comissões assegurar-se que a maioria das universidades tem os candidatos que queriam de qualquer maneira, bem ou mal. Extensa mexer na última década ou assim ainda não encontrou um melhor equilíbrio entre o controlo de qualidade a nível nacional e da autonomia da universidade local. No novo sistema, todos os candidatos que passar por um exame de qualificação nacionais, julgados por comissões semelhantes às CONCORSI comissões, vai participar de uma lista nacional de que uma universidade pode a qualquer momento escolher um candidato. O perigo aqui é que as pessoas menos academicamente adequado pode entrar na lista, porque - como não há nenhuma ligação para uma posição concreta acadêmica - Comités não assumir a responsabilidade por suas escolhas.

Os italianos estão familiarizados com sonoridade reformas fina, tais como as tentativas de melhorar aCONCORSI sistema, que não conseguem realmente mudar as coisas. Eles gostam de citar Giuseppe Tomasi di Lampedusa, O Leopardo , um romance ambientado na época da da unificação da Itália em 1861, em que o protagonista observa a política contemporânea, e ironicamente observa como o recém-habilitada tentar "mudar tudo, para que tudo fique na mesma" . Mas essa lei tem uma forte chance de mudar as coisas para que eles se tornem diferentes - e melhores. Uma base fundamental para esse sucesso é que o governo ANVUR faz acontecer em breve. Foi, afinal, fundada em lei em fevereiro deste ano. Agora, os cientistas italianos devem vê-la construída em tijolos e argamassa. O sistema precisa de mais dinheiro, mas que o dinheiro deve estar ligada ao desempenho. Estabelecer ANVUR iria mostrar que a Itália colocou o seu sistema universitário no caminho para a verdadeira reforma.

Comentários

1. 2010/12/23 01:18Denunciar este comentário # 17005Indrani Roy disse:

Acredito que os acadêmicos indígenas e os administradores devem tomar conhecimento do presente artigo. Eu acho um monte de paralelos com o que é relatado aqui, especialmente com respeito ao cronism nas nomeações.

Um pesquisador indiano

2. 2010/12/23 10:36Denunciar este comentário # 17026Diego di Bernardo disse:

Como pesquisador na Itália, que passou cinco anos no Reino Unido e EUA, estando agora de volta à Itália e lidar com o sistema universitário italiano foi um choque.Nepotismo é abundante e de uma reforma é necessária. Na verdade, há "ilhas" de excelentes pesquisadores que fazem suas pesquisas, mas em um ambiente hostil. Estas ilhas são, não só no norte da Itália, mas difundida em todo o território. O sistema "CONCORSI 'é terrível, porque apesar do fato de que a mudança em todas as comissões de seleção, os candidatos vencedores são na maioria das vezes conhecida a priori. Além disso, a comissão pode escolher cada vez que critérios diferentes para julgar os candidatos, através, por exemplo, dizendo que apenas os trabalhos publicados em periódicos específicos serão considerados (mesmo excluindo revistas como a Nature). Eu seria a favor de um sistema simples, onde cada departamento nomeia uma comissão de professores do referido departamento, que seleciona os candidatos e, em seguida, se as escolhas são feitas nepotistas, eo desempenho do departamento de piorar, esta comissão seria responsável por isso.

3. 2010/12/23 10:23Denunciar este comentário # 17038Anurag Chaurasia disse:

Indrani está certo em sua preocupação de que a nomeação em universidades indianas e instituições de pesquisa precisam de uma situação grave reform.Italian é ainda melhor.

Anurag chaurasia, ICAR, Índia, anurag_vns1@yahoo.co.in, 919452196686 (M)

4. 2010/12/24 04:42Denunciar este comentário # 17047Gregor Majdic disse:

Muito bom artigo, que não é aplicável somente para a Itália. Se você quer apenas mudar o nome do país da Itália para a Eslovénia (vizinho a leste da Itália), o artigo seria tão precisa e sem grandes alterações e seria precisamente descrever a situação na Eslovénia.

Recentemente assisti a uma situação em que dois candidatos (ambos cumprido todas as condições básicas para o trabalho), aplicada para a vaga de professor adjunto (devido à aposentadoria de um professor), um dos candidatos (cerca de 50 anos) publicou, em conjunto (em carreira científica inteira) três trabalhos que foram citados no Pubmed que foram citados cerca de 20 vezes. O candidato nunca foi estrangeiro em qualquer universidade e não tinha bolsas de investigação concedidas. Outro candidato era jovem, tinha 40 artigos, alguns em revistas muito respeitoso, tinha cerca de 1000 citações na WoS, tem vindo a dar seminários em várias universidades em todo o mundo (Europa, EUA e Japão), tinha experiência de ensino e avaliação de alunos muito bons. No entanto, o primeiro candidato foi escolhido porque ele tem sido um assistente com o professor aposentado de 25 anos (que, juntamente com outro trabalhador próximos, em comissão, que foi responsável pela escolha do candidato).

5. 2010/12/24 06:18Denunciar este comentário # 17049Mauro Degli Esposti disse:

Gostaria de elogiar este editorial, que tenho agora ligado ao mais recente post no site da Via-academy.org. A Via-academia é uma rede de associação de acadêmicos italianos e profissionais, que vivem principalmente no Reino Unido e segue de perto as voltas e reviravoltas da política italiana de ensino superior. Eu e outros membros chegaram a uma conclusão coincidente com o expresso no editorial que diz respeito ao projeto de reforma, que já terminou o seu processo de Parlamentar, mas entra no processo crucial de transdução de palavras e normas em prática. A implementação da agência ANVUR é mais crítico neste processo e, ao seguir o seu curso lento, com muita atenção, temos vindo a desenvolver uma nova forma de avaliar aberto excelência italiana, a lista dos 'Top cientistas italianos ": http://www .topitalianscientists.org / Top_italian_scientists_VIA Academy.aspx-

Tal recenseamento sistemático dos principais cientistas não tenha sido realizada por qualquer outro país, até agora, e esperamos que ele vai arrancar com a avaliação de que está próxima.

Subscrever aos comentários

Adicione seu comentário

Este é um fórum público. Por favor, mantenha a nosso orientações comunitárias . Pode ser controverso, mas por favor, não pessoal ou ofensiva e não mantê-lo breve. Lembre-se de nossas linhas são para comentários e discussão - não para publicar artigos, comunicados de imprensa ou publicidade. Se você encontrar algo abusivo ou inadequado ou de outra forma que não cumprir com os nossos Termos eorientações comunitárias

, selecione a causa "Denunciar este comentário" link.

Você precisa ser registrado com a Natureza e concorda com os nossos orientações comunitárias para deixar um comentário. Faça o login ou registre-se como um novo usuário . Você será redirecionado para esta página.

Nenhum comentário :

Postar um comentário