quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Países europeus oferecem oportunidade de INTERCÂMBIO

Países europeus oferecem oportunidade de INTERCÂMBIO


A necessidade de falar outras línguas faz com que os jovens busquem cursos de idiomas e até superiores em outros países. A Europa dispõe das melhores escolas de línguas e universidades, além da rica cultura e opções de passeios.

Ao viajar para outro país, os estudantes têm a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e fazer novos amigos, além de se preparar para o mercado profissional. Confira o roteiro com dicas de como ingressar em um intercâmbio na Europa.

Alemanha – Para aprender alemão, os estudantes irão encontrar no país cursos para estrangeiros. Além de aprender a língua, os intercambistas podem praticar a fluência apreciando a história da Alemanha por entre seus museus, como o Bavarian National Museum. Situado em Munique, o lugar foca todo o seu acervo na história da região da Baviera. Aos estudantes que já possuem conhecimentos da língua alemã, as universidades de Berlim, Düsseldorf, Essen, Freiburg e Leipzig oferecem cursos de graduação e pós-graduação, para aperfeiçoar não só o idioma, mas também se aprofundar na cultura do país.

Áustria – A Áustria oferece cursos de alemão. Algumas instituições disponibilizam alojamentos ou casas familiares para a acomodação dos jovens. Ao vivenciar a cultura, aproveite para conhecer as bibliotecas disponíveis em Viena, como a Biblioteca Nacional, no Palácio Hofburg. As Universidades de Viena e Salzburg proporcionam bolsas de estudos aos estrangeiros.

Espanha – Com uma variedade de escolas de idiomas e cursos superiores, o país permite uma imersão em sua cultura e tradições. O espanhol é hoje falado por 400 milhões de pessoas em todo o mundo e nada melhor que aprender esta língua em sua terra natal. A Espanha oferece cursos para todas as necessidades, desde os convencionais até os universitários e de pós-graduação, além de práticas remuneradas e outras opções. A duração dos cursos também varia e vai desde um mês até um ano.

Irlanda – Atualmente, portadores de passaportes brasileiros podem simultaneamente estudar inglês e trabalhar legalmente por meio-período (até 20 horas semanais), ou em período integral durante as férias escolares. A oportunidade é para estudante de intercâmbio que tenham matrícula para um curso de, no mínimo, 15 horas de aulas por semana, com duração de, pelo menos, 25 semanas e que fizerem um registro junto ao serviço de imigração irlandês. A partir de 1º de janeiro de 2011, mudanças serão feitas nas regras para estudar na Irlanda. Consulte o site www.inis.gov.ie.

Itália – Para estudar italiano, o país possui escolas de línguas que recebem estudantes do mundo todo. O Instituto Michelangelo, localizado em Florença, tem programas de estudos variados, que se enquadra a qualquer tipo de situação, como cursos voltados para a História da Arte ou cozinha italiana, que ensina a preparar os principais pratos típicos da Itália. Para os apaixonados por moda, o país possui tradição no assunto e proporciona escolas conceituadas, como o Instituto Marangoni, que atrai estudantes de design e moda de todo o mundo.

Portugal – Ter o português como idioma oficial é motivo de grande interesse por parte dos estudantes brasileiros. Portugal oferece inúmeras opções de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e os brasileiros contam com a vantagem de não precisar se adaptar a outro idioma. Com cursos voltados para aéreas específicas, a Universidade do Porto oferece programas interessantes para quem cursa (ou quer cursar) engenharia. Em Lisboa, o Instituto Camões também oferece programas para estudantes estrangeiros. Aproveite para conhecer as maravilhas que essas cidades oferecem.

Grã-Bretanha – A Inglaterra possui conceituadas universidades que proporcionam bolsas de estudos aos jovens que querem aprender inglês na Grã-Bretanha. Há variadas opções de cursos, como em Cambrigde – conhecida mundialmente pela prestigiada universidade – ou Brighton. Em ambas, além de aprender o idioma, o aluno poderá aproveitar as inúmeras atrações e lugares para se divertir. A capital Londres é procurada e oferece estrutura para quem busca cursos de inglês.

República Tcheca – A República Tcheca disponibiliza alguns cursos de curta e longa duração para estudantes interessados em aprender o idioma tcheco, e também oferece cursos superiores de graduação e pós-graduação, para aqueles que já possuem conhecimentos da língua. Para praticar a fluência, os jovens podem fazer excursões pelas cidades tchecas, e conhecer um pouco da história e cultura do país, como o Museu Nacional de Praga.

Suíça – Com, pelo menos, dez cidades universitárias e quatro línguas oficiais – alemão, francês, italiano e romanche – a Suíça oferece um suporte para os estudantes que querem fazer cursos de línguas ou superiores no país. Famoso por receber alunos do mundo todo em seus internatos, o país possui tradição em educação. As universidades possuem bolsas de estudos para jovens estrangeiros, que também podem ter a oportunidade de trabalhar durante o esse período e ainda conhecer as belas paisagens suíças.

BG

Notícias relacionadas:

Nenhum comentário :

Postar um comentário