Doação de sangue: mitos e verdades
O Instituto Nacional de Cardiologia elaborou uma lista de mitos e verdades sobre a doação de sangue. Confira abaixo e tire suas dúvidas.
Mitos e Verdades:
1 - Doar sangue afina o sangue (Mito) – Após a doação, o sangue retirado é reposto naturalmente pelo organismo e se mantém na mesma consistência de antes.
2 - Se eu doar sangue uma vez, vou ter que doar sempre, senão o sangue fica grosso (Mito) - Se você doar uma vez, não será obrigado a doar sempre, essa é uma decisão voluntária. Além disso, o sangue será igual, independentemente da frequência da doação.
3 - Após a doação posso sentir tonturas e até desmaiar (Verdade) – Se a pessoa não estiver fisicamente saudável ela pode se sentir mal após a doação. Alguns fatores podem resultar nisso, como uma noite mal dormida, não se alimentar bem, a ingestão de alguns medicamentos.
4 - Posso contrair doenças ao doar sangue (Mito) – O material é totalmente descartável e é aberto na frente do doador, não há risco de contaminação.
5 - O sangue que eu doar pode não ser utilizado (Verdade) – Após retirado, o sangue passa por vários testes antes de ser utilizado em algum paciente. São feitos testes de colesterol, hepatites B e C, HIV, doença de chagas e sífilis. Tudo para se certificar que o sangue está seguro. Se a bolsa não for aprovada em algum desses testes, o sangue não será usado.
6 - Preciso estar em jejum quando for doar (Mito) – Para doar é preciso estar alimentado e descansado. O ideal é apenas evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.
7 - O sangue que eu doar pode me fazer falta depois (Mito) - Todos os candidatos são submetidos à avaliação por um profissional médico ou de enfermagem, para que a doação não resulte em prejuízo para a saúde do doador. O volume de sangue coletado é proporcional ao peso de quem está doando. Em média, cada bolsa contém 450 ml.
8 - Doar sangue dói (Mito) – A retirada do sangue não dói, o que pode doer é apenas a picada da agulha, enquanto o sangue é coletado o doador não sente dor.
9 - As mulheres precisam de um intervalo maior entre as doações (Verdade) – Enquanto o homem pode doar a cada 2 meses, a mulher precisa de um intervalo de 3 meses. Se a mulher estiver menstruada, ela pode doar, sim, desde que o seu fluxo seja normal.
10- O sangue que eu doar pode servir para várias pessoas diferentes (Verdade) - O Sangue coletado é separado em vários componentes (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma) e cada paciente recebe aquela parte que seu organismo necessita.
Onde doar?
>> Hemorio - Rua Frei Caneca, 8, Centro. Informações: 2332-8611
>> Instituto Nacional de Cardiologia (INC) - Rua das Laranjeiras, 374, Laranjeiras. Informações: 2285-3344 ramal 2215
>> Instituto Nacional do Câncer (INCA) - Praça da Cruz Vermelha 23, 2o andar, Centro. Informações: 2506-6021 / 6580 / 6064
Nenhum comentário :
Postar um comentário