quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Física por meio de experimentos atrai atenção de estudantes

Física por meio de experimentos atrai atenção de estudantes
Clique para ver todas as fotos de Física por meio de experimentos atrai atenção de estudantes
21/10/2010 - 15:40
CBPF de Portas Abertas é uma das atividades do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), do Rio de Janeiro, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 (SNCT). A atividade foi realizada na segunda (18) e terça-feira (19) com o objetivo de motivar os estudantes para a física utilizando experimentos, em particular com a Física Moderna, presente na maior parte das tecnologias desenvolvidas no último século.

Coordenada pelo pesquisador da área de física experimental do CBPF, André Massafferri, a atividade expande o programa do Laboratório Didático (Labdid), projeto já realizado há mais de dois anos e proposto pelo Centro com a finalidade de suprir a carência dos conteúdos de Física Moderna na grade regular do ensino de Física.

O evento reuniu cerca de 130 alunos das unidades do Centro e Humaitá do Colégio Pedro 2º para uma programação que incluiu palestra, visita aos laboratórios e reprodução de experimentos. A palestra do professor e pesquisador Sebastião Alves apresentou os estudantes ao trabalho do físico e aos fenômenos tratados por essa ciência. "A intenção é aproximar esse universo da realidade deles. Por isso, insistimos em muitas referências à cultura pop e na quebra de estereótipos sobre a imagem do cientista", explica ele.

Para Massafferri, o laboratório, segunda etapa da visita, ainda é um mundo desconhecido para o aluno de nível médio. "Iniciativas como essa são motivadoras porque levam os estudantes a ter um contato com a ciência que vai muito além da abstração das fórmulas", afirma o pesquisador, referindo-se às reações demonstradas pelos alunos na visita ao Laboratório de Correlação Angular, um dos mais antigos do CBPF, e também com relação ao recém instalado Laboratório Multiusuário de Nanociências e Nanotecnologia (Labnano).

João Miranda, aluno do primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Pedro 2º, unidade Centro, e participante do Programa de Vocação Científica (Provoc) do CBPF, ficou entusiasmado com a programação. "Na sala de aula é só o quadro negro. Aqui a gente vê tudo na prática", disse ele. Essa foi também a opinião de Gabrielle Borges, que considera a disciplina difícil, mas interessante. "Há uma dificuldade de se enxergar a utilidade da Física com base no que é apresentado apenas na sala de aula. Por isso gostei tanto de visitar as instalações do CBPF", acrescenta a estudante.

Segundo Massafferri, o resultado do trabalho foi estimulante e deve ampliar o trabalho previsto este ano no projeto LabDid. "O evento foi projetado para duas horas e meia de visita, mas diria que poderemos aumentar esse tempo, pois a motivação dos estudantes foi grande. Minha ideia é incluir novos experimentos e envolver outros laboratórios no amplo menu de possibilidades do nosso Centro. A proposta é ter um fluxo contínuo de aproximadamente duas turmas por mês", explica o pesquisador.


CBPF no Inmetro 
Na terça-feira (19) o CBPF também participou do Inmetro Portas Abertas, evento que reuniu várias outras instituições sediadas no Rio de Janeiro que desenvolvem pesquisa ou atividade educativa.

Para o Campus do Inmetro, em Xerém, o CBPF levou experimentos que reproduzem conceitos básicos de física e que demonstram sua presença no dia a dia das pessoas como antenas parabólicas, levitação e anel saltitante, cadeira giratória, montanha russa, carrinho com projétil e carrinho solar, câmara de vácuo, cadeira de pregos, espelhos côncavo e convexo. Esses mesmos experimentos interativos estão de hoje (21) até domingo (24), de 9 às 17h, no Aterro do Flamengo, em atividade que terá foco no público infanto-juvenil.
Outras Imagens
Crédito: CBPF - Palestra do professor e pesquisador Sebastião Alves.
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 3317-7500
Copyright © 2008
Ministério da Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário :

Postar um comentário