Pesquisa mostra que brasileiros ainda desconhecem a leitura digital
POR ANGÉLICA PAULO
Rio - O advento do livro digital parece ser uma realidade distante da população brasileira. Com mais de 190 milhões de pessoas, o Brasil possui, em todo o seu território, 95 milhões de leitores. Deste total, apenas 3% tem o hábito da leitura digital, o que corresponde a 4,6 milhões de pessoas, o que mostra o quanto esse costume ainda precisa ser difundido. Os dados são de uma pesquisa do Observatório do Livro e da Leitura, que traçou um perfil do leitor de mídias digitais.
Imagem do escritor Machado de Assis no Kindle | Foto: Reprodução internet
A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros ainda desconhece o leitor de livros digitais, mais conhecido como e-reader, além de não saber como acessar o conteúdo na internet. A comodidade do livro em papel, como manuseio e transporte, também foram fatores considerados determinantes na pesquisa, para que a população ainda rejeite o livro digital.
De acordo com Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura e autorda pesquisa, o livro digital vai beneficiar não somente a massa de leitores brasileiros, mas também as 77 milhões de pessoas que não cultivam o hábito da leitura. Segundo ele, a leitura digital vai fazer com que todas as classes sociais possam ter acesso a livros dos mais variados temas e valores, além de disponibilizar títulos que não estão mais no mercado.
Ainda segundo a pesquisa, o maior atrativo do livro digital é o valor. Os entrevistados fizeram questão de ressaltar que o conteúdo disponibilizado na internet deve custar ¼ do preço de capa. Sendo assim, um livro cujo preço é R$ 90 deve sair, na internet, por R$ 20.
"Costumo baixar livros na internet porque faço isso gratuitamente. Se tivesse que pagar, compraria o livro impresso, até por uma questão sentimental", afirma a estudante de Marketing Carolina Aguiar, de 21 anos.
Perfil dos leitores
- Leitores de livros digitais lêem, em média, 97 minutos por semana
- 1/3 lê diariamente, 1/3 lê uma vez por semana e 1/3 lê uma vez por mês
- 7 milhões de brasileiros, em sua maioria jovens entre 14 e 17 anos, baixam livros gratuitamente pela internet
- Leitores brasileiros rejeitam, inicialmente, o livro digital por dificuldade de manuseio, dificuldade de transporte do computador e afeição pelo livro em papel
De acordo com Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura e autorda pesquisa, o livro digital vai beneficiar não somente a massa de leitores brasileiros, mas também as 77 milhões de pessoas que não cultivam o hábito da leitura. Segundo ele, a leitura digital vai fazer com que todas as classes sociais possam ter acesso a livros dos mais variados temas e valores, além de disponibilizar títulos que não estão mais no mercado.
Ainda segundo a pesquisa, o maior atrativo do livro digital é o valor. Os entrevistados fizeram questão de ressaltar que o conteúdo disponibilizado na internet deve custar ¼ do preço de capa. Sendo assim, um livro cujo preço é R$ 90 deve sair, na internet, por R$ 20.
"Costumo baixar livros na internet porque faço isso gratuitamente. Se tivesse que pagar, compraria o livro impresso, até por uma questão sentimental", afirma a estudante de Marketing Carolina Aguiar, de 21 anos.
Perfil dos leitores
- Leitores de livros digitais lêem, em média, 97 minutos por semana
- 1/3 lê diariamente, 1/3 lê uma vez por semana e 1/3 lê uma vez por mês
- 7 milhões de brasileiros, em sua maioria jovens entre 14 e 17 anos, baixam livros gratuitamente pela internet
- Leitores brasileiros rejeitam, inicialmente, o livro digital por dificuldade de manuseio, dificuldade de transporte do computador e afeição pelo livro em papel
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