quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


                UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
               FFP- FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
               DISCIPLINA: QUÌMICA       PROFESSORA: DANIELE ALMEIDA
               ALUNO (A): EMILY GOMES & ANTÔNIA  NAIRLA



Química nos cosméticos

São Gonçalo, 2014.

Introdução 
O trabalho aborda o tema de química nos cosméticos, onde falaremos sobre sua história, que vem desde o antigo Egito até os século presente, falaremos dos malefícios que alguns componentes que são potencialmente cancerígenos ou alergênicos podem causar a saúde do homem, porém sem esquecer de mencionar os benefícios que o uso dos cosméticos nos trás.




História: 
As palavras cosmético e cosmética originam-se do grego kosmétikos e do latim cosmetorium, ou de Cosmus, perfumista romano famoso do século I, que fabricava o cosmianum, ungüento antirrugas de grande fama, além de vários preparados.

Tudo indica que o uso de cosméticos começou no Egito. Há milhares de anos eles empregavam o óleo de castor como bálsamo protetor e usava como sabão uma mistura perfumada á base de cinzas ou argila. Usavam também o Kohl (pigmento preto), um minério de antimônio ou manganês, o verde de malaquíta, um minério de cobre, e o cinabre, um minério de sulfeto de mercúrio, para pintar os olhos e a face.

Na idade media, porém o uso dos cosméticos decaiu devido à repressão religiosa que reprimia o culto á higiene e a exaltação da beleza no império Romano. Mas no restante da Europa, no entanto as mulheres espalhavam pelo rosto compostos de arsênico e chumbo para clarear a pele, já que o padrão de beleza na época era mulheres pálidas.

Na idade moderna em que ocorreu o Humanismo, o padrão de beleza passou a serem mulheres saudáveis e belas. Itália e França despontam como grandes centros produtores de cosméticos, que são usados apenas pela aristocracia europeia por conta do alto preço. O arsênico passa a ser empregado como pó facial em substituição ao chumbo. No século XVI as mulheres europeias tentam clarear a pele usando uma grande variedade de produtos, incluindo tinta branca à base de chumbo. A Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, que usava tinta branca com chumbo no rosto, popularizou o estilo chamado Máscara da Juventude. Os cabelos louros por terem aparência angelical ganham força e para clareá-lo era usada uma mistura de enxofre negro, alume e mel e deixados ao sol.

Mas o que alavancou a indústria de cosméticos foram os perfumes, já que a população não tinha hábitos de higiene precisavam mascarar os fortes odores corporais. O perfume ganha força porque os europeus são aconselhados pelos médicos a tomar apenas um ou dois banhos por ano. A higiene, diziam os médicos, estaria garantida se fossem usadas apenas roupas limpas, já que lavar o corpo todo era desaconselhado para evitar as doenças.

No século XVI, na Inglaterra, o puritanismo de Oliver Cromwel decretou que “qualquer mulher que... se imponha, seduza e atraia ao matrimônio qualquer um dos súditos de Sua Majestade por utilizar pinturas, perfumes, cosméticos, produtos de limpeza, dentes artificiais, cabelos falsos, espartilho de ferro, sapatos de saltos altos, enchimento nos quadris, irá incorrer nas penalidades previstas pela Lei contra a bruxaria e o casamento será considerado nulo e sem validade”, isso fez com que os cosméticos perdessem força.

Porém na idade contemporânea os cosméticos retomaram sua popularidade e alavancaram de vez, pois com a liberação da mulher, elas não tinham mais tempo de produzir seus cosméticos em casa e esse foi o fator fundamental para o sucesso dos cosméticos prontos.

No século XX a maquiagem passa a acompanhar as cores da alta costura, e o filtro solar ganha importância para prevenir os danos provocados pelo excesso de sol. Os consumidores tornam-se mais exigentes, querendo resultados mais rápidos e eficientes. Umas das maiores revoluções do século XX data de 1995, quando a nanotecnologia (Um nanocosmético pode ser definido como sendo uma formulação cosmética que veiculam ativos ou outros ingredientes nano estruturados com propriedades superiores em seu desempenho em comparação com produtos convencionais) entra pela primeira vez na fórmula dos cosméticos. A Lancôme, divisão de produtos de luxo da L’OREAL, após isso varias outras empresas começaram a investir em pesquisas e desenvolvimento de diversas linhas de produtos que utilizam a nanotecnologia.

E no século XXI os nanocosméticos já tem seu espaço garantido junto aos produtos de higiene pessoal e perfumaria. As vantagens dos nanocosméticos são uma melhor penetração nas camadas mais internas da pele e uma distribuição mais homogênea das substâncias.


Composição de alguns cosméticos:
Por Líria Alves, graduada em Química.
Blush (pó facial): estão entre os ingredientes, talcos e componentes minerais. O pó facial, ou pó compacto, contém carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de zinco (ZnO).
ü   Batons: possuem na composição álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelim, cera de abelha, etc. O batom ultrafixante é composto por altas concentrações de cera, baixas de óleo e altas de pigmento. O batom de textura cremosa é composto por baixo conteúdo de cera e altas concentrações de óleo.
ü    Perfumes: os ingredientes Geraniol (aroma de rosa) e Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico.
ü   Antitranspirante: o ingrediente Cloreto de alumínio hidratado (AlCl3. 6 H2O) é fundamental, além de conter álcool e perfume.
ü   Hidratantes corporais: são compostos por óleo de amêndoas, vaselina, lecitina, lanolina, etc.
ü  Xampus: contém alginato de sódio (NaC6H7O6), que age como espessador para facilitar espalhamento pelos fios.
ü   Condicionadores: contém na composição alcoóis, álcool comum e álcool oleico, esse último age como emoliente, o responsável por condicionar os fios.



Os perigos do uso dos cosméticos: 
Há hoje em dia milhares de cosméticos produzidos e comercializados por todo o mundo, mas em suas fórmulas podem ser encontrados agentes que trazem dano à saúde do homem, como exemplo:


     Conservantes:
São compostos químicos adicionados à formulação com a finalidade de protegê-las contra o crescimento microbiano. Importante e necessário o seu uso, desde que observada à concentração e poder de irritação ou alergenicidade.


        Parabenos:
Os Parabenos constituem uma classe homóloga de ésteres do ácido p-hidroxibenzoico que é utilizada na forma pura ou combinada para exercer efeito antimicrobiano, sendo particularmente útil contra fungos, leveduras e bolores. Em cosméticos, o metilparabeno e o propilparabeno são frequentemente os mais utilizados. Um dos maiores problemas relacionados aos parabenos é a sua vasta utilização. Como são utilizados em uma grande variedade de produtos cosméticos, alimentos e medicamentos, estima-se que o consumo diário de parabenos possa atingir valores na ordem de 77,5 mg/dia. Os parabenos, principalmente o metilparabeno, podem ser absorvidos na pele, sendo essa absorção facilitada pela presença do etanol e mentol. Os parabenos exercem efeitos citotóxicos e há estudos de possíveis efeitos carcinogênico e mutagênico.


      Formaldeído e liberadores de formaldeído
Muitos conservantes são liberadores de formaldeído através de sua decomposição, que é dependente da temperatura e do pH da formulação, e suas utilizações cada vez mais comuns são tidas como causa de novas sensibilizações.

Algumas substâncias na classe de formaldeído ou liberadores de formaldeído: 2-bromo-2-nitropropano-1,3-diol, 5-bromo-5-nitro-1,3-dioxano, diazolidinil ureia, DMDM hidantoína, formaldeído, formiato de sódio, glicerol formal, imidazolidinil ureia e quatérnio-15. Pois muitas vezes estes nomes químicos estão presentes nos rótulos e não conhecemos a sua classificação, função e efeitos.

Testes in vitro mostram que o formaldeído pode provocar a formação de ligações cruzadas entre DNA e proteínas, quebras de fita simples de DNA, aberrações cromossômicas, troca de cromátides irmãs e mutações genéticas em seres humanos e ratos.

O formaldeído, inicialmente classificado como provável carcinogênico em decorrência de achados laboratoriais, foi classificado em 2004 pelo Iarc como um agente carcinogênico para o homem, uma vez que foram considerados evidentes os efeitos lesivos ao homem quando exposto a essa substância.



Os benefícios dos cosméticos: 
Os benefícios dos cosméticos são variados, além de limpar, hidratar, manter a aparência mais jovem, evitando que os anos vividos sejam notados, aumentam a auto estima de mulheres e homens que com o envelhecimento, foram perdendo a confiança em si mesmos.  Listarei alguns dos principais agentes usados nos cosméticos mais procurados por homens e mulheres.


§  Colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina) contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações. Alguns dos benefícios do Colágeno Hidrolisado são retarda o envelhecimento, previne rugas, combate a flacidez da pele e fortalece unhas e cabelo.


§  A vitamina E age como lubrificante, hidratante e regenerador da pele que sofreu ação do tempo, do sol, da poluição e estresse oxidativo, principalmente por proteger membranas contra a lipoperoxidação. Como é estimulante do colágeno, também aumenta a firmeza e elasticidade da pele.

§  A lanolina tem propriedades hidratante para a pele, evitando a perda de água e é usada também em batons para a hidratação de lábios. A lanolina é um excelente dispersante para pós e pigmentos, sendo útil na formulação de maquiagens, pomadas e produtos solares. Além disso, a lanolina possui a capacidade de aderência, sendo usada em maquiagens, como sombras, blushes, batons, entre outros.

Conclusão 
Os cosméticos tem evoluído junto com a humanidade, se ajustando as novas normas que por causa da evolução da ciência tem sido cada vez mais rígida quanto ao uso de certos componentes.

Seus benefícios podem ser vistos por toda parte, já que a maioria da população mundial faz uso de cosméticos, seja um filtro solar ou um creme antirrugas. Porém não podemos deixar de pensar se algum desse componentes em questão trará no futuro algum malefício, já que sabemos que alguns componentes de cosméticos são potencialmente cancerígenos.


Referências: 
v  crq4.org.br/?p=texto.php&c=historiadoscosmeticosquimicaviva

v  www.brasilescola.com/quimica/quimica-beleza.htm

v www.oglobo.globo.com/saude/os-riscos-saude-dos-cosmeticos-nacionais-8498885

v www.livealoe.com.br/informativos/curiosidades/saiba-o-que-constitui-o-seu-cosmetico/

v  www.melhoramiga.com.br/2010/01/os-beneficios-do-colageno/

v  www.brasilescola.com/quimica/vitaminas-usadas-cosmeticos.htm

v  www.brasilescola.com/quimica/lanolina.htm



domingo, 26 de janeiro de 2014

História das Instituições de Ensino!!

[ A História da instituição de 2008 à 2012 - usando documentos, fotos e entrevistas como fonte.. ]


[PDF] Redes Sociais e práticas escolares: plataformas para uma geografia online

ÉP Tonetto - 2013
... especialização em O Ensino de Geografia e História: saberes e fazeres na ... peculiares do projeto
histórico da modernidade, um plano grandioso e ousado, que ... [...] era preciso alfabetizar cada
habitante da nação no uso correto do idioma pátrio, por exemplo, a se comunicar ...

[PDF] Serviço de referência em ambientes digitais: proposta para as bibliotecas de Oeiras

CMG Santos - 2013
... instituição tem ao seu alcance para oferecer (PEREIRA, 2010) 2 . 0.1 Definição do problema ...
acervos, ou seja, o património cultural e histórico. Em 2001, a Comissão Europeia 17 sob o título
da aprendizagem ao longo da vida insere os objectivos da Agenda de Lisboa ...

ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964

DA Reis, M Ridenti, RPS Motta - 2014

[PDF] Criação da página web dos serviços de obstetrícia do Hospital Doutor José Maria Grande, Portalegre

PMP Costa - 2013
... reorganizações inter e intrapessoais” (Romeira, 1997, p. 31). De acordo com Klein e Guedes
(2008, p. 863) a gravidez ... das estruturas da instituição... de informação certos de modo a que a
informação em saúde se traduza realmente em comportamentos saudáveis”. ...

[PDF] 70–São Paulo, 123 (3) Diário Oficial Poder Executivo-Seção I sábado, 5 de janeiro de 2013

FREITAS, JE Rosa, IR Faria e Souza, C GREGORI…
... Atestado de matrícula, fornecido pela instituição de origem ... Critérios para Avaliação e Seleção
dos Candidatos Fase eliminatória: - Análise do histórico escolar privilegiando ... disci- plinas;
trancamentos; tempo de permanência no curso): - Havendo empate a classificação será ...

[PDF] UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ANTROPOLOGIA …

CB DOS SANTOS, C DA FÉ, UMEA DA
... Page 21. 19 A Igreja Matriz Nossa Senhora Divina Pastora, tombada pelo IPHAN como patrimônio
histórico e cultural desde 1943, apresentou-se durante a pesquisa documental ... entre estudiosos
a exemplo de Santos (2008) que contesta essa versão pondo em dúvida a ...

[PDF] UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

…, EMUMCDE DE PROFESSORES, CONFESSIONAL
... incorporados ao plano que fora aprovado dentre eles podemos destacar a criação e instituição ...
Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de ... de
2010, em Brasília-DF, constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas ...

[PDF] MARIANE RODRIGUES DE SOUZA

QUEANOC DE SINAIS, DO ENSINO
... principalmente por intérpretes que possuam maior formação na área; b) Maior segurança no
momento de interpretar, conforme o grau de instrução; ... Em seguida relata-se o processo histórico
da comunidade surda, pois conhecer a história desta comunidade nos ...

[PDF] UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ-UNIOESTE CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM …

PA DO PROGRAMA, EA DA SILVA
... DCE‟s. O documento apresenta inicialmente um breve histórico da EJA, seguido da ... Neste
capítulo busca-se identificar a história da educação de jovens e adultos (EJA) no ... Somente a
partir de 1870, começam a se multiplicar as preocupações com a instrução elementar e ...

[PDF] UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE

LENASCD DE, M RICARDO
... impossível fugir dessa realidade, sobretudo, na escola, que é uma instituição formadora de ... atento
pelo fato de que há, nesses textos, um intercalar de história, política e humor. Ressaltamos que
esses gêneros digitais manifestam a milhares de leitores/navegadores a ...

sábado, 25 de janeiro de 2014

[PDF] Concepções sobre escola e gênero na perspectiva de crianças abrigadas

ACB Maia, NP Orti, VB de Souza - Revista Ibero-Americana de Estudos em …, 2014
... BELOTTI, EG Educar para a submissão: o descondicionamento da mulher. Petrópolis: Vozes,
1975. BUFFA, CG et al. Vivências de exclusão em crianças abrigadas. ... Page 12. 512
<http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2009/vol_2/escola.pdf >. Acesso em: 23 jun. 2011. ...


Educação e Cidadania: Evolução Histórica e Paradigmas Contemporâneos

R Tallarico, LC Teixeira
Page 1. l EDUCAÇÃO E cIDADANIAz a Evolução Histórica e Paradigmas i___ Contemporâneos
Rafael Tallarico Laiz Cláudia Teixeira z Page 2. Educação e Cidadania: EvoluçãoHistóricae
Paradigmas Contemporâneos RafaelTallarico Laiz Cláudia Teixeira Page 3. ...

[PDF] O projecto educativo de escola como instrumento de liderança

AC Vieira - 2013
... sobre o clima e cultura da organização. Pensar os papéis do director é pois pensar a ... deste
modo realçar a dimensão organizacional da escola (Lima, 1992: 54). O nosso ... estudos
organizacionais que, como observa Licínio Lima, são caleidoscópicos e ...

[PDF] Todos diferentes ou todos iguais?: lógicas de ação de educadores de infância face à diversidade cultural

ÍCA Santos - 2013
... Page 17. 7 O nosso estudo segue, neste sentido, a linha de alguns dos temas desenvolvidos
por autores como Licínio Lima (1991, 2003), Barroso (2002, 2003, 2004), entre muitos outros,
uma vez que o seu objeto de estudo são as dinâmicas de ação dos atores educativos. ...

[PDF] ROSILÉA DOS SANTOS AMATTO PIRES

FPE JUVENTUDE, ADEUMP DE…
... Tendo o Hospital um estilo de gestão participativo e um bom clima organizacional, ... forçado;
abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação de todas as formas de discriminação em matéria
de emprego e ocupação); b) promoção do emprego de qualidade; c) extensão da ...

[PDF] Reconfiguração da intervenção parental em educação

RIS Machado - 2013
... Page 17. 10 c) Compreender a intervenção parental no processo educativo ao nível local; ...
acompanhou a inovação da lei de bases (Martins & Delgado, 2002; Barroso, 1996, 2005; Lima,
2008). ... apelidar-se de uma autonomia decretada (Barroso, 1996, 2005). Licínio Lima, num ...

La revolución de las batas blancas: la enfermería española de 1976 a 1978

C Germán Bes - 2014
... Prensas de la Universidad de Zaragoza Ilustración de la cubierta: Tribuna Médica, 18 de
junio de 1976 Prensas de la Universidad de Zaragoza. Edificio de Ciencias Geológicas,
c/ Pedro Cerbuna, 12 50009 Zaragoza, España. Tel.: 976761330. ...


[PDF] Os manuais escolares da disciplina de Educação Visual e Tecnológica em ambiente virtual

M Magalhães - 2014
... E principalmente agradecer, ao meu filho Marco António que muitas vezes se viu privado da
presença e da paciência do pai. Page 6. pag. 010 Índice Abstract Resumo Introdução
Fundamentação do estudo Delimitação do tema e do problema Apresentação das hipóteses ...

[PDF] British Literature in Portuguese Literary Education during the Estado Novo

Z Gombár - 2013
... Manchester: Manchester University Press, 1983. 99. Page 15. BRITISH LITERATURE IN
PORTUGUESE LITERARY EDUCATION DURING THE ESTADO NOVO NovoaAntonio. “A
educagio nacional.” Portugal e 0 Estado. Novo (1930- 1960). ecl. Fernando Rosas. ...

[PDF] O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EO USO DE JOGOS COOPERATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS

CA Leite, HA da Fontoura - Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, 2014
... Psicol.USP [on line], 21(4), p. 727-739, 2010b (Trabalho original publicado em 1935).
WOODS, P. Aspectos Sociais da Criatividade do Professor. In: NóvoaAntônio (org.)
Profissão Professor. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999, p. 125-154.

[PDF] Sentido (s) da experiência no ofício de professor: um estudo exploratório

IMAF Ruivo - 2013
... Page 10. Sentido(s) da experiência no ofício de professor | 1 Os tempos são para refazer
identidades. António Nóvoa L'enseignant c'est la personne. Et une partie importante
de la personne c'est l'enseignant. Jennifer Nias Page 11. ...

[PDF] O projecto educativo de escola como instrumento de liderança

AC Vieira - 2013
... António Nóvoa Page 26. 10 Page 27. 11 1. Regulação nacional, regulação local e modelos
organizacionais Neste capítulo pretendemos reflectir sobre alguns dos factores que condicionam
e afectam o trabalho dos directores escolares em Portugal, centrando-nos ...

[PDF] FRANCISCO PAULO DO NASCIMENTO

FDEA DE EMPRESAS - 2013
Page 1. FRANCISCO PAULO DO NASCIMENTO FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
DE EMPRESAS: PARA COOPERAR OU PARA COMPETIR? Tese apresentada ao
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação ...

[HTML] Analysis of a collaborative continuing teacher education proposal in science for the professional development of teachers

FC Urzetta, AMO Cunha - Ciência & Educação (Bauru), 2013
... Rua Antônio Zeferino de Paula, 865, Bairro Santa Mônica, CEP 38408-270, Uberlândia, MG,
Brasil ... entrevistas semiestruturadas, à luz dos referenciais teóricos disponíveis na literatura sobre
formação docente (CANDAU, 2007; IMBERNÓN, 2002; NÓVOA, 1992; SCHNETZLER ...

[PDF] La cláusula general antielusiva en materia tributaria

J de Jesús Gómez, SD Cotero, GCA SC - 2013
... Editorial CISS. SA Valencia, España. Págs. 24 a 27 2 García Novoa, César. La cláusula
antielusiva en la nueva Ley General Tributaria. Ed. Marcial Pons. ... Cfr. Durán-Sindreu Bu- xadé,
Antonio. Los motivos económicos válidos como técnica contra la elusión fiscal. ...

[PDF] UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ES CALIMAN, EMUMCDE DE PROFESSORES…
... continuada. São eles, em destaque, Gatti (2008), Santos (2002), Nóvoa (2007) e Pimenta (2002).
Os autores que serão tomados como referência para a fundamentação teórica da formação
continuada de professores (PINEAU, 1988; NÓVOA, 2007; BRAGANÇA, 2009 e ...

[PDF] Los ejercicios de oposiciones a profesor auxiliar de Salvador Minguijon

JFB Rodríguez - Glossae: European Journal of Legal History, 2013
... Real Academia de Ciencias Morales y Políticas contestado por Severino Aznar, Madrid 1941,
135 pp.; Ideario de Antonio Maura sobre ... Instrumentos públicos correspondientes al contrato de
seguro…Expuso la lección en 68 minutos y utilizó como apoyo: Novoa, Progreso del ...

MORAL, ÉTICA E VIRTUDE

[ Virtudes ]

[PDF] MORAL, ÉTICA E VIRTUDE

RB Buchaul - Revista Ciência & Maçonaria, 2014
... E, justamente, por serem tão necessários ao ser humano mo- derno, seja mesmo adequado
o momento para falarmos de valores, para pensarmos em virtudes, sobretudo entre obreiros
da Arte Real. Moral e Ética ... 4 BUCHAUL, Ricardo B. As Virtudes de Todo Dia. No prelo. ...

[PDF] Ciudad rica y ciudadanos pobres. La consideración de la riqueza en el republicanismo florentino

JLC Vegas - … . Revista Electrónica de Pensamiento Moderno y …, 2014
... franciscana se había extendido por toda Italia. Esta mentalidad franciscana consideraba a la
pobreza como la principal de las virtudes y pretendía que no sólo fuera el ideal de la ... necesario
para la práctica de algunas virtudes, es una garantía de la estabilidad del poder. ...

Deporte de educación superior: regulación jurídica, organización y políticas de desarrollo; visión para su estructuración en Chile

F Letelier García - 2013
... La participación de los estudiantes en las actividades deportivas ha crecido producto de que
se ha generalizado el conocimiento de las virtudes que generan la práctica del de deporte, unido
al aumento de infraestructura deportiva que tiene las universidades, organismos ...

Metodologías para la evaluación y reforzamiento estructural de edificios de hormigón armado mediante muros de corte y fibras de carbono.

D Maldonado Mora, J Durán Fernández - 2013
... Su facilidad de ser mezclado y manipulado es otra de las virtudes que tiene este material.
URI : http://repositorio.puce.edu.ec/handle/22000/6069. Aparece en las colecciones: Tesis -
Carrera de Ingeniería Civil (Sin Restriccìón). Archivos en este ítem: ...

[PDF] Educação em valores: um possível caminho para a superação da razão instrumental rumo à formação do cidadão

NBL Krawczun - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2014
... A transmissão de virtudes, nos moldes de uma cartilha prédefinida como instrumento ... A
educação, portanto, não pode gerar nos alunos um conjunto acabado de disposições
(virtudes) voltadas para a justiça, para o respeito ou a solidariedade. ...

[PDF] UM PORTUGUÊS ENTRE EMIGRANTES E LETRADOS: A CHINA EM UMA CRÔNICA JORNALÍSTICA QUEIROSIANA

JC Vanzelli - Revista Desassossego, 2013
... que aprenderam na convivência da burguesia culta e letrada, lições de conduta, de ordem, de
respeito filial, de profunda união doméstica, de inteligente economia, de trabalho metódico, de
subordinação, de pureza, de zelo moral e de toda a sorte de virtudes íntimas, que ...

[PDF] FRANCISCO PAULO DO NASCIMENTO

FDEA DE EMPRESAS - 2013
... solidariedade. Com efeito, se as organizações são dirigidas por pessoas que assimilam
não-virtudes, e se estas pessoas moldam as crenças das organizações, à medida ... Esse
transformar de pensamento, trocando “não-valores” por “virtudes organizacionais” pode

[PDF] Estrategias teatrales frente a la invasión francesa (1808-1814). El teatro patriótico durante la Guerra de la Independencia

AM Freire López - Cuadernos de Ilustración y Romanticismo: Revista …, 2013
... El autor de El valor y la lealtad vencen orgullo y engaño de la perfidia francesa expone en la
misma portada el mensaje de este melodrama en un acto: «Su alegoría presenta la España
triunfante por la destrucción de los vicios y predilección de las virtudes». ...

[PDF] RELATÓRIO DE GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA

DA de Medeiros, JM de Araújo - 2013
... UFRN. Elas foram indispensáveis para que eu olhasse novamente o mundo com um misto
de seriedade e ingenuidade, virtudes as quais acabaram sendo esquecidas no decorrer de
determinadas experiências. E é bastante importante lembrar de amigos ...

[PDF] ESTUDIO COMPARATIVO DE TRES MODELOS OCCIDENTALES DE CÓDIGOS DEONTOLÓGICOS PARA ODONTÓLOGOS

IM MAYOL, M GONZALVO-CIRAC, E DE RIBOT - cuadErnos dE Bioética, 2013
... principales virtudes que debe ejercitar el odontólogo, el código ADA especifica la honestidad,
compasión, bon- dad, integridad, justicia y caridad23; el código CED cita la independencia,
imparcialidad, confidencialidad, in- tegridad, honestidad, competencia y ...